Janela Ativa
Curiosidade, noticias, entretenimento, download,variedades,tudo do brasil e do mundo.

Firefox: aproveite melhor o espaço disponível na sua tela

Category: By Moraes Neto

Firefox: aproveite melhor o espaço disponível na sua tela

Que tal melhorar o aproveitamento do espaço disponível em sua tela na hora de navegar na web?

Desde que eu coloquei as mão em um Eee PC (com sua diminuta tela de 800×480 pixels) pela primeira vez, passei a notar que as barras de ferramentas, funções, tabs, bookmarks e status do Firefox ocupam um espação. No caso do Eee, este espaço faz muita falta, e vale muito o esforço de configurar o navegador para aproveitar melhor o território disponível. Mas depois que fiz isto no Eee, notei que no caso do meu desktop também faz sentido deixar mais espaço para o conteúdo, parando de exibir controles e barras que eu raramente uso.

Uma das minhas primeiras atitudes na economia de área de controle do Firefox foi instalar a extensão Compact Menu 2, que conheci por intermédio deste artigo do Linux.com. Ela “encolhe” a barra de menus, transformando-a em um único botão que exibe o menu principal na forma de um menu drop down, como o da imagem acima. com isso, todo o restante da barra de menu passa a estar disponível para mover o conteúdo da barra de bookmarks, ou mesmo os controles de navegação (voltar, recarregar, etc.) - e assim é possível desativar estas outras barras sem perder as funcionalidades dela.

A imagem acima, do EeeUser, mostra como fica a barra misturando diversos itens. Eles preferem a extensão Tiny Menu, e na tela acima (a largura original são os 800px da tela do Eee) vemos uma barra unificada contendo o menu, os comandos de navegação, a barra de endereços e a barra de buscas, tudo em uma única linha.

Quando for testar, aproveite e já instale a extensão Stop-or-Reload, que passa a compartilhar um mesmo botão para estas duas operações, mais ou menos como o Opera faz. Eu também tentei instalar o tema Minifox, mas me senti meio claustrofóbico e desativei. Existe um limite em que a economia de espaço passa a exagerar no desconforto.

No caso específico do Eee, onde a tela realmente exige sacrifícios, eu me acostumei a usar também a extensão Fullerscreen, que torna ainda melhor o aproveitamento da tela quando você ativa o modo tela cheia (tecla F11). Outra dica que eu aproveitei foi reduzir as fontes das aplicações Gtk, que vale instantaneamente para o Firefox, o Pidgin e vários outros programas.

Muitas destas dicas podem ser encontradas nos artigos Creating more screen space in Firefox e Maximizing screen space. Parte é específica do Eee, e outra parte é genérica. Aproveite!

 

0 comments so far.

Something to say?